Vamos tentar entender o que é ser um DJ de verdade, o que um DJ faz e como ser um DJ. Confira...

Existem dois tipos de DJs: Os produtores e os Battle Station.

Martin Garrix é um produtor. Enquanto o DJ Qbert é um Battle Station.

Um produtor toca músicas de seu selo ou selo que assina o trabalho dele / outros selos / outros artistas, etc. Um produtor produz sua própria música e os formatos são na maior parte MP3, WAV, AIFF, FLAC, etc.

Os DJs produtores são na maior parte DJs de festival e uma grande parte deles faz música que tende a vibrar e se inclinar para gêneros felizes, emo ou parcialmente felizes.

Depois, existem produtores como Deadmau5, Eric Prydz, que são bons em criar gêneros undergrounds. Os produtores usam CDJs e controladores juntamente com pads controladores, isso inclui fazer alguns improvisos. Eles reproduzem músicas usando funções FX e crossfader, direcionam certos elementos e criam uma compilação, etc. No final, ao fazer todos esses truques, o DJ faz o público ficar maravilhado.

Pense nisso como um cantor. Qualquer um pode dublar uma música. Mas a voz verdadeira é que dá vida e cria algo real e concreto.

Os DJs Battle Station são uma classe de DJs mais técnicos. Eles fazem scratch, cut loop, cross fade entre os discos mais rápido que qualquer outro DJ. Eles são basicamente "atletas da música". Você pode encontrar a maioria dos DJ Battle Stations em DMC Battles ou Redbull Thr3style. Os Battle DJs codificam suas músicas em disco de vinil e até usam Turntables para reproduzi-las.

PS: Até a década de 2000, quando os CDJs chegaram ao mercado, todos usavam Vinil. Os CDJs são bons, mas os sons do próprio vinil são muito surpreendentes.

Diferentes Tipos de DJs

Um DJ é basicamente um indivíduo que toca músicas diferentes em clubes, festas, festivais e ao contrário de uma pausa e peça normal, ele mistura diferentes faixas e efeitos e cria diferentes vibrações para uma audiência, de modo que o público vai ao delírio com cada parte da sua criação.

E se você está falando sobre os DJs que estão tomando conta da indústria de EDM (música eletrônica digital), então você deve saber que quase todos são DJs e Produtores ao mesmo tempo.

Esses DJs produzem suas músicas em um gênero seleto e as mixa com melodias e outras coisas que eles curtem. Então, eles lançam suas músicas e quando você vê essas pessoas em grandes festivais como: Sunburn, EDC, TommorowLand, eles estão mixando suas próprias músicas combinadas com todas as músicas dos outros DJs.

E a definição de um DJ e produtor varia de acordo com cada DJ e produtor, pois há muitas coisas envolvidas ao fazer uma música.

Os DJs cooperam muito. A competição não é uma boa prática no mundo do DJ.