fazer_dj

Fazer DJ está ficando cada dia mais fácil, principalmente com o advento de programas para DJ super poderosos, capazes de transformar o seu PC em uma turntable poderosa. Vamos comparar os softwares: Live, Serato e Traktor e ver qual deles se sair melhor para criar tudo que você precisar. Confira...

Quando pensamos em programas para DJ, vemos o Ableton Live como um software espartano, muito diferente dos outros softwares para DJ como o Serato e o Traktor. É comum os usuários fazerem listas sugerindo funções para a próxima versão do Live. Apesar disso, mesmo sendo bem diferente da realidade do DJ com sua Turntable ou CDJ, o Ableton Live é considerado uma das melhores opções, como ferramenta para DJ digital, disponíveis no mercado.

Agora, se você deseja aprender mais a fundo sobre esse assunto, recomendo que você confira esse vídeo agora mesmo...


QUERO VER O VÍDEO

O Ableton Live Não é um Software para DJ

Podemos afirmar que o Ableton Live não foi projetado inicialmente para ser um software para DJ. Você pode entender isso melhor ao comparar as telas dos softwares Serato, Traktor e Live em ação. Enquando o Serato apresenta dois decks em seu layout, com uma infinidade de controles comuns aos DJs (EQ, looping, efeitos, etc.), a interface do Live não apresenta nada disso. Os softwares Serato e Traktor trabalham de forma semelhante para criar o fluxo de trabalho de um DJ, com dois decks dos lados e um mixer no centro, como nas tradicionais turntables. Agora, se você observar o Ableton Live em sua "vista de sessão", verá um software completamente diferente, mais limpo, com outro conceito de DJ.

live_tracktor_serato

A principal diferença é que o Live é uma DAW (Digital Audio Work Station), capaz de produzir em tempo real para performances ao vivo. Outras DAWs famosas como Logic, Fruity Loops, ou mesmo Pro Tools, permitem que os músicos componham e criem novos sons, mas elas não permitem a manipulação do áudio no conceito on-the-fly. Uma das melhores novidades do Ableton Live é a sua capacidade de mapeamento das funções da interface para utilização com um controlador MIDI externo. Isso libertou completamente o poder do Live como ferramenta de DJ digital, indispensável.

Você pode usar controladores externos para mapear os plug-ins de EQ em cada track, além de poder manipular a session view para que se comporte como uma Virtual DJ Workstation.

Motivos para usar o Live como Ferramenta de DJ

Motor de Warping

Um poderoso motor de sincronização, capaz de manipular e quantizar qualquer tipo de beat, além de alterar o tempo com precisão. Se você tem uma track de Funk dos anos 70, talvez tenha sido tocada ao vivo. O Live permite que você alinhe os beats, deixando compatível e sincronizado com toda a sua coleção de sons.

Edição Fácil

Quando você precisa produzir uma demo para apresentar para um clube, afim de ser contratado, não precisa se preocupar em gravar a performance ao vivo, correndo o risco de errar alguma transição. Com o Live é possível programar cada ação com antecedência, e compilar uma mixagem rapidamente, mesmo que seja uma sequência de tracks que você não quer deixar de mostrar para o cliente.

Customização de Tracks ao seu Estilo

Se você tem uma track problemática, fora de tempo, com algum problema de ambientação; nada melhor que aplicar a edição fragmentada do Live para remover partes do áudio e aplicar alguns plugins para criar o efeito específico em um beat específico.

Criar suas Próprias Tracks

Você pode criar uma infinidade de DJ sets, integrá-los com o arranjo e criar seus próprios sons de uma forma rápida e eficiente. A sua criatividade é o limite para as possibilidades de criação dentro do Live. É possível criar uma linha de base e adicionar os elementos, efeitos e transições; caso não gostar de algo, basta apagar, mudar de posição e tudo estará como você deseja.

ableton_live_01

ableton_live_02

O Live é de longe uma das melhores ferramentas para DJ, e se comparado ao Serato e ao Traktor, terá a impressão de que o Live é o único capaz de realizar tudo o que a sua mente imaginar.

E você, pretende fazer DJ com o Ableton Live?

Abraço!

Uma dica extra do Rodrigo: Se você deseja aprender quais são os 4 passos para você começar a produzir música eletrônica do zero e sem dificuldades, recomendo que confira esse vídeo agora mesmo.

QUERO VER O VÍDEO