turntable_digitalCoisas novas, pensamentos fora da caixa. Tudo isso pode ser encontrado nesse app para iPhone que permite fazer DJ de uma forma totalmente inovadora e interessante. Você vai descobrir como usar dois iPhones para tornar o seu antigo equipamento para DJ em uma mega turntable digital. Confira!

Tocar nas turntables antigas é muita nostalgia, mas na prática é bem melhor usar o mundo digital para fazer DJ. Nicholas Bryan - músico e pesquisador de designer da Universidade de Standford criou um App para iPhone capaz de transformar o seu velho equipamento para DJ em uma poderosa e completa turntable digital. Para tanto você precisa de dois iPhones rodando o App do Bryan e uma laptop da Apple, então você está pronto para detonar!

O App Mopho DJ usa o acelerômetro e o giroscópio do iPhone para detectar e emular o movimento de scratch dos discos do DJ. Os dados coletados são enviados via wireless para o computador do DJ que manipula o playback do áudio.

Agora, se você deseja aprender mais a fundo sobre esse assunto, recomendo que você confira esse vídeo agora mesmo...


QUERO VER O VÍDEO

Para a estrutura da sua turntable, basta usar dois discos de plástico e um telefone colado em cada um deles. É fato que a quarta geração do iPod Touch ou iPhone 4 tendem a funcionar muito melhor. Esses novos aparelhos têm acelerômetros e giroscópios de três eixos, com frequência de 100Hz, bem como uma tela multi-touch e um ótimo sistema wireless. O iPod Touch é fisicamente mais fino que o iPhone 4 e tende a ser preferível para essa finalidade. Para fixar o aparelho ao disco, poderá usar uma fita dupla face, ou uma fita colante daquelas que se usa para colar telefones no painel do carro. Essas fitas devem segurar bem o telefone no lugar. Se você não está tendo um disco de vinil em casa, poderá usar um disco de plástico improvisado, uma vez que este serve apenas para sustentar o aparelho e permitir o movimento.

Nicholas Bryan apresentou seu App Mopho DJ na conferência New Interfaces for Musical Expression, que ocorreu na Noruega em maio de 2011.

Veja um vídeo que apresenta o Mopho DJ em ação:

E você, gostou desse App para iPhone?

Abraço!

Uma dica extra do Rodrigo: Se você deseja aprender quais são os 4 passos para você começar a produzir música eletrônica do zero e sem dificuldades, recomendo que confira esse vídeo agora mesmo.

QUERO VER O VÍDEO