tipos dj

O Disc Jockey é uma pessoa que apresenta, mixa e relaciona músicas para audiências via rádio ou ao vivo. Um DJ usa diferentes truques e técnicas para entreter sua audiência, incluindo: cueing, slip-cueing, mixagem de áudio, phasing, phase shifting, cutting, scratching, cross fading, pitch control, processamento de efeitos, beat juggling, beat matching, needle drops, sampling e finalmente o sequenciamento. Calma, você pode aprender tudo isso com o tempo e depois vai saber misturar uma técnica com a outra no seu próprio estilo. Vamos lá?

Vamos aos 4 principais tipos de DJs

Podemos classificar os DJs baseando em vários fatores, incluindo o tipo de música tocada, equipamentos do disc jockey, técnicas, audiência alvo, eventos e configurações. Vamos ao 4 tipos de DJs:

Agora, se você deseja aprender mais a fundo sobre esse assunto, recomendo que você confira esse vídeo agora mesmo...


QUERO VER O VÍDEO

DJs de Clube

O disc jockey de clube é uma pessoa que toca músicas em bares, clubes noturnos, raves e discotecas. As técnicas e estilos usados pelos DJs de clube são um pouco diferentes daquelas usadas por DJs Móveis. Eles focam mais nas técnicas de beat mixing, beat matching e controle do nível de energia da audiência. Diferente dos DJs Móveis, que usam seu próprio equipamento, os DJs de Clube normalmente alugam seu equipamento.

DJs de Hip Hop

Os disc jockeys do tipo Hip Hop trabalham com Mixers DJ e Turntables. Eles normalmente usam músicas selecionadas para fazer fundo para os Emcees, que funcionam como foco central da performance.

DJs de Rádio

Os DJs de rádio fazem seleções de músicas que são distribuídas através do rádio. Eles tocam músicas para os ouvintes da rádio invés de uma audiência ao vivo. Os DJs de rádio desfrutam de muito mais liberdade ao escolher suas tracks e criar sua playlist. Esses DJs conversam com os ouvintes, respondem suas questões e atendem aos pedidos de músicas da audiência. Esse é um tipo de DJ que pode fazer shows interativos, jogos, e fazer entrevistas com personalidades famosas.

DJs Móveis

Os DJs móveis normalmente tocam sua vasta coleção de músicas pré-gravadas para uma audiência específica em eventos como: recepções de casamentos, festas locais, jantares, cerimônias religiosas, eventos de caridade, e outros. Um aspecto importante do DJ Móvel é que eles viajam com seu próprio equipamento que é construído de um sistema de som móvel. O DJ Móvel toca mais suas músicas principais e aceitam pedidos da audiência. Fora tocar músicas, os DJs Móveis também podem assumir outras responsabilidades, incluindo o trabalhos de MC (Mestre de Cerimônia), coordenação do evento, engenharia de som, tudo para tornar o evento um sucesso!

Abraço!

Uma dica extra do Rodrigo: Se você deseja aprender quais são os 4 passos para você começar a produzir música eletrônica do zero e sem dificuldades, recomendo que confira esse vídeo agora mesmo.

QUERO VER O VÍDEO