programa para djs

Se você procura uma abordagem para iniciar sua carreira como DJ, fazer DJ Digital é a forma mais fácil e acessível de entrar no mundo dos Disc Jockeys. Atualmente existe uma série de ótimos softwares capazes de atender aos mais exigentes artistas do meio. Vamos dar uma olhada nos melhores programas para DJs disponíveis no mercado. Vamos lá?

Você Precisa de um Laptop e um Programa para DJ

Não faz muito tempo os DJs novatos estavam usando uma série de players de MP3, turntables e CD Players. Agora que os computadores estão populares, fazer DJ digital se resume a um software e a um bom notebook para DJ. Além da parte técnica, também existe a teórica, onde você precisa dominar o processo criativo do DJ. DJ Digital é hoje uma soma de Computador, Software e Habilidade do Usuário.

Agora, se você deseja aprender mais a fundo sobre esse assunto, recomendo que você confira esse vídeo agora mesmo...


QUERO VER O VÍDEO

Vamos conhecer alguns softwares interessantes que podem entrar para o seu arsenal de programas para DJ.

mixx

Mixx

Talvez você queira começar usando um básico, então o Mixx surge como uma opção totalmente open source e gratuita para você dar seus primeiros passos como DJ digital. Equipado com efeitos, comparação de beats e muitos recursos padrão, proporciona uma experiência interessante. Também inclui suporte para MIDI, incluindo mapeamento via controlador.

O ponto fraco do Mixx é que seu ciclo de desenvolvimento não é contínuo, e muitos de seus recursos não são estáveis o bastante para leva-lo para tocar na balada. O software promete ser um grande motor de mixagem no futuro.

Baixe o Mixx em http://www.mixxx.org/

Virtual-DJ

Virtual DJ Home

É muito difícil estar envolvido com o mundo DJ e não ouvir falar do Virtual DJ. Esse é um software famoso e usado por muitos DJs mundo a fora.

O ponto positivo do Virtual DJ é ser um dos mais completos programas para DJ, com recursos disponíveis mesmo sem usar um controlador externo.

Pontos negativos: Se você quiser subir para o próximo nível como DJ Digital, usando o Virtual DJ com integração de hardwares externos, você vai precisar de uma atualização para a versão paga (Virtual DJ Pro), e isso pode custar até R$ 750.

Baixar o Virtual DJ Home

TraktorDuo

Traktor DUO

Outra figura conhecida no mundo DJ é o Traktor, um software muito poderoso, com preço moderado, além de suportar mapeamento via MIDI para usar controladores externos. Como em outros softwares você precisa comprar atualizações com versões "pro" do programa. A versão DUO permite que você inicie usando o Traktor para fazer DJ e depois atualize para a versão PRO no futuro, por um preço baixo de R$ 350.

Pontos negativos: A versão Traktor DUO possui apenas dois decks e dois sample decks, não dá para mixar mais do que isso. E ainda, ele tem uma seleção limitada de apenas seis efeitos em duas unidades de efeitos embutidas. Não tem gravador de loops, possui um layout travado.

Baixar Traktor DUO

djay-mac

Djay

Para quem deseja fazer Dj usando um computador Apple ou o iPAD, existe o Djay. Esse programa foi originalmente criado para OSX, depois foi expandido para a plataforma do iOS e é vendido nas lojas Apple. Sua interface é bonita, possui toda a identidade da marca, além de simples e intuitivo para usar. Também possui mapeamento MIDI!

Pontos negativos: O Djay é um programa com um nível para consumidor amador. Seus efeitos, motor de sincronização e outros recursos padrão sofrem muito para competir com softwares profissionais como o Traktor ou Virtual DJ.

Baixar Djay

ableton live

Ableton Live

Fazer DJ Digital exige extrema precisão, flexibilidade e estabilidade, nesse ponto o Ableton Live é um projeto maduro e sua proposta de abordagem com o mundo DJ é única. Baseado em loopings, racks de efeitos expansíveis, combinações infinitas entre edição e efeitos, preço baixo o Ableton Live é um software que reúne todas as características para servir como programa para DJs de todo o mundo. Suporta mapeamento MIDI, podendo receber comandos diversos de inúmeros controladores MIDI. Sua interface é voltada para usuários que vão além de tocar em festas. É possível criar qualquer produção de música eletrônica ou mixagem usando os recursos personalizáveis do Live.

Pontos Positivos: Leve, estável, confiável, cheio de recursos padrão da indústria, funcionalidades que vão além das necessidades de um DJ. Vem como brinde junto com as interfaces de áudio da M-Audio, como Fast Track Pro e outras.

Pontos negativos: Como o Live é um software voltado para profissionais de estúdio de gravações e produtores musicais, o Live pode intimidar usuários novatos. O Live não foi originalmente desenhado para ser um software DJ, mas seu conceito se aplica perfeitamente para o DJ Digital.

Baixar Ableton Live

Usando Controladores MIDI

controlador midi dj pionner

Após dominar o software para DJ, o próximo passo é inserir algum controlador MIDI para dar mais agilidade durante o processo criativo ou mesmo para tocar suas festas. Existem controladores que imitam a aparência de uma turntable. Isso pode ser útil para manter a imagem do DJ que usa suas mãos para fazer scratchs sobre discos de vinil.

Escolha suas ferramentas e comece sua carreira como DJ o quanto antes!

Sucesso!

Uma dica extra do Rodrigo: Se você deseja aprender quais são os 4 passos para você começar a produzir música eletrônica do zero e sem dificuldades, recomendo que confira esse vídeo agora mesmo.

QUERO VER O VÍDEO