laptop dj

Fazer DJ se tornou muito fácil nos últimos anos, especialmente desde que a tecnologia tem permitido uma pessoa não técnica tornar-se um DJ profissional em poucas semanas, quando equipado com as ferramentas digitais certas que estão disponíveis em laptops e PCs. Este post irá mostrar o que uma pessoa precisa usar em seu laptop ou PC para começar a mixar batidas como um DJ profissional. Continua...

Ao Comprar um Laptop ou PC

Procure um portátil de boa marca, que de preferência não falhe durante um show. Se você está procurando um PC, eu recomendo olhar os comentários dos clientes, conversar com pessoas que vendem esses produtos em loja de eletrônicos, e até mesmo procurar um amigo que tenha um laptop ou PC que você está querendo adquirir. A maior vantagem do PC é que você pode comprar um computador fenomenal, com todos os recursos de ponta, por um preço muito acessível. Um dos maiores problemas dos PCs são os vírus que se infiltram nos sistemas operacionais e travam os programas, apagam discos rígidos, músicas e dados importantes.

Agora, se você deseja aprender mais a fundo sobre esse assunto, recomendo que você confira esse vídeo agora mesmo...


QUERO VER O VÍDEO

Apple é a Preferida dos DJs

Considere comprar um Macbook. Eles são mais caros e não oferecem todos os recursos que os PCs estão oferecendo, mas eles oferecem estabilidade, consistência, ótimo desempenho, e não são tão suscetíveis aos vírus de um PC. Todo DJ usa Apple, isso é inevitável. O Ableton Live também está disponível para Mac OS X e funciona como um relógio suíço.

Baixe o Demo do Ableton Live

Baixe a versão demo do seu software DJ. Você pode conseguir um monte de programas gratuitos de DJ para começar, mas esses programas não oferecem os recursos dos programas pagos. Há tantos programas gratuitos que são inumeráveis, mas os que você deve procurar são Ableton Live, Virtual DJ, Traktor, etc. Estes são os programas que devem ser comprados, mas que oferecem coisas como, controles de playlist, recursos para mixagem de beats, recursos para mixagem sincronizada, capas que parecem mixers reais, etc. Os programas gratuitos não fazem o que você realmente precisa fazer como DJ de laptop.

Você pode parar por aqui se quiser só praticar antes de comprar os equipamentos que você precisa para começar a discotecar shows. Nesse ponto, você pode até mesmo fazer DJ em festas pequenas usando bons alto-falantes portáteis a hora que quiser. Agora, se você deseja se tornar um DJ avançado, com bons equipamentos de som, passe para a próxima seção.

Compre alguns Equipamentos para DJ

Então você tem o seu laptop e um software de DJ, agora você precisa de um mixer. Você tem que conectar seu laptop em um mixer de algum modo. Você irá ligar seu amplificador dos alto-falantes à saída do seu mixer. Mixers são bastante baratos e podem ser comprados em sua loja de música local. Um mixer simples de 4 canais seria ótimo. Alguns softwares para DJ oferecem uma interface de áudio USB externa. Essas interfaces de áudio permitem separar os canais esquerdo e direito. Se você comprar uma interface de áudio USB externa, deve usar um cabo com um plug de 1/4" (dependendo do tipo de saída disponível em seu hardware) saindo do canal esquerdo para o canal 1 do mixer. Seguindo a mesma lógica, você deve usar outro cabo com conector 1/4" saindo do canal direito da interface de áudio para o canal 2 no mixer.

Se você não tem uma interface de áudio USB externa, então você vai plugar um cabo com adaptador 1/8" na saída de áudio do seu computador ou laptop ("OUT" ou "Headphone") e na outra ponta do cabo usar um adaptador 1/4" para ligar ao canal 1 no mixer.

Caixas de Som Amplificadas

Você tem o seu laptop, programa de DJ, mixer, agora você precisa de caixas de som. Para criar uma configuração simples, mas poderosa, invista em caixas de som amplificadas. Se você tiver caixas de som passivas, sem amplificação, será necessário usar amplificadores a parte, conectados ao seu mixer. Caixas de som amplificadas são mais caras, mas tocam suas músicas com muito mais peso, além de manter seu equipamento mais simples.

Você vai precisar de dois cabos XLR. Esse cabo vai conectar seu mixer à sua caixa de som usando os dois canais, esquerdo e direito. Compre 2 suportes para colunas, se possível.

Agora que você teve uma ideia do que precisa para começar, é hora de aprender um software DJ para criar suas primeiras mixagens. Depois é mesmo uma questão de reunir suas músicas, um pouco de prática e alguns equipamentos para tocar como um DJ profissional.

Boas mixes!

Uma dica extra do Rodrigo: Se você deseja aprender quais são os 4 passos para você começar a produzir música eletrônica do zero e sem dificuldades, recomendo que confira esse vídeo agora mesmo.

QUERO VER O VÍDEO