led-corda

Iluminação para DJ é uma realidade e você precisa saber o que rola nesse mundo dos ambientes criados com luzes laser motorizadas e cordas de LEDs multicoloridos. Vamos dar uma voltinha e conhecer as tecnologias que estão fazendo a luz nas pistas. Continue lendo...

Desde os tempos do disco nos anos 70 os globos cobertos com espelhos e luzes estroboscópicas marcavam época. Atualmente as iluminações com lasers multicoloridos, fios eletroluminescentes e LEDs que mudam de cor, fazem a festa ficar ainda mais interessante. Há apenas alguns anos atrás esse tipo de iluminação para DJ custava uma pequena fortuna, mas agora na era das luzes computadorizadas, é possível para qualquer pessoa colocar as mãos nesse tipo de tecnologia.

Agora, se você deseja aprender mais a fundo sobre esse assunto, recomendo que você confira esse vídeo agora mesmo...


QUERO VER O VÍDEO

Os lasers motorizados para DJ funcionam direcionando a luz laser para pequenos espelhos montados em pequenos motores que vibram. Esta técnica cria um efeito de varredura que faz tudo ficar brilhante, especialmente quando projetado através de uma atmosfera de fumaça ou neblina. Também é possível criar um efeito de "tunelamento" usando esse método que pode ser igualmente impressionante quando combinado com uma máquina de fumaça. Lembre-se de escolher cuidadosamente um local acima do nível do seu público para montar este tipo de iluminação para DJ porque lasers podem ser muito perigosos se eles acidentalmente atingirem os olhos de alguém.

Outro novo tipo de iluminação para DJ são os painéis eletroluminescente (EL). Estes são basicamente produtos químicos de fósforo que são incorporados entre as camadas condutoras que emitem luz quando a eletricidade é aplicada. O ponto forte dos painéis com fio EL é que eles não produzem calor e são muito flexíveis permitindo que você use-os em muitas aplicações diferentes. Você pode ter visto algumas pessoas usando o fio EL em roupas para produzir um efeito Tron-like, que é facilmente incorporado por qualquer costura ou colagem dos fios em qualquer material que você desejar. Você pode enrola o fio EL em torno de seu equipamento de áudio ou alto-falantes para criar um efeito futurista ou você pode até conseguir um painel animado com fios EL multicoloridos para efeitos de iluminação de fundo.

Painéis do conhecido "Multi-colored Light Emitting Diode (LED)" e cordas de luzes LED são uma solução de iluminação muito boa e possuem uma relação custo-benefício excelente, além de adicionar um toque sofisticado a sua configuração. Painéis de LED podem criar um efeito espetacular de sincronização quando combinados com um mixer de iluminação ou software de computador programado com a sua música ou mesmo controlados em tempo real. As luzes das cordas LED também podem adicionar um efeito surpreendente e muitas pessoas estão usando-os para todos os diferentes tipos de aplicações, desde decorações de Natal para iluminação da sala ou mesmo em bares. Ao usar todas estas tecnologias combinadas, você terá um show de luzes profissional que o público nunca vai esquecer.

Como o show não pode parar você pode criar uma combinação de luzes e sons para criar uma experiência única para quem estiver curtindo a sua festa. Ser DJ é mais do que fazer o som; também está relacionado a criar uma atmosfera para tornar aquele momento, único.

Estaremos falando muito mais sobre iluminação para DJ aqui no site.

Abraço!

Uma dica extra do Rodrigo: Se você deseja aprender quais são os 4 passos para você começar a produzir música eletrônica do zero e sem dificuldades, recomendo que confira esse vídeo agora mesmo.

QUERO VER O VÍDEO