laptop_para_dj

O Laptop para o DJ é atualmente uma ferramenta indispensável, sendo a peça central de qualquer montagem de equipamentos para DJ. Vamos descobrir quais equipamentos você precisa e o laptop ideal para você iniciar a sua carreira como Disck Jockey! Confira!

Para criar uma configuração vencedora e cobrir qualquer tipo de evento como DJ, a escolha do equipamento para DJ é essencial. Você não vai querer comprar equipamentos que nunca irá usar, nem perder tempo com técnicas obsoletas, não é mesmo? Se você é um DJ iniciante e está visitando nosso site pela primeira vez, então vamos conferir como escolher o seu equipamento para DJ, bem como um laptop.

Agora, se você deseja aprender mais a fundo sobre esse assunto, recomendo que você confira esse vídeo agora mesmo...


QUERO VER O VÍDEO

A principal dúvida está relacionada ao software para DJ. Ninguém quer aprender algo que não vá ser usado no futuro. A tendência atual é usar softwares poderosos como Ableton Live, controlados por interfaces externas via MIDI. Só nesse processo você já economiza uma fortuna em equipamentos para DJ.

Comprar um Laptop para DJ

Atualmente os laptops estão bastante poderosos, não exigindo muito cuidado com relação as suas configurações. O ideal é observar a quantidade de HD disponível, pois você vai querer armazenar centenas de GigaBytes de músicas nesse seu parceiro de eventos, então um HD pequeno por ser um problema nessa hora. É possível usar um HD externo, mas isso limita um pouco a sua mobilidade. Outro ponto importante é escolher a plataforma de software, se Mac ou PC. Mas esse é um assunto para outra matéria.

Escolher um Controlador MIDI

Os controladores MIDI libertam o poder do Ableton Live e outros softwares para DJ. Uma boa opção é conferir alguns reviews de controladores MIDI antes de se decidir por algum deles. Aqui mesmo no site temos alguns reviews desse tipo de equipamento para DJ.

Um par de Decks é Importante

Apesar de ser possível fazer DJ usando apenas os controladores MIDI, ainda encontramos DJs que preferem trabalhar com algo mais parecido com uma turntable convencional. Isso pode ser conseguido através de uma turntable digital ou um CDJ, ambos com as tradicionais jog wheels.

Efeito Fade

É também um costume ter um pequeno mixer para criar um efeito transitório entre os decks. Se seu equipamento não disponibiliza um efeito desses, considere montar um sistema que permita a transição suave entre o deck A e o deck B.

Usando Agulhas

Não é incomum vermos DJs ostentando a nostalgia do DJ analógico. Você pode querer uma turntable analógica em seu arsenal de DJ, então deve considerar um estoque de agulhas e peças de reposição para sua toca-discos.

Ouvindo a Vibe

Um requisito indispensável para todo DJ é um robusto headphone para ouvir o áudio antes da mixagem (cue). Serve também para um monte de outras coisas.

Saídas de Som

Se você puder, é ótimo ter um par de PA´s para monitoração, que podem ser comprados com um bom desconto em lojas especializadas. Para dar vida ao PA, você vai precisa de um bom amplificador de áudio.

Estrondo Sonoro

Para completar todo esse aparato de equipamentos DJ, você vai precisar de uma ótima Interface de Áudio. Alguns controladores MIDI trazem consigo uma interface de áudio para completar a sua configuração de equipamentos para DJ.

Invista em Conhecimento

O que faz o DJ Tiësto diferente dos demais são as informações que ele possui. Uma boa forma de obter informação sobre o mundo do DJ é visitar sites do gênero, participar de ao menos um curso de DJ online e trocar experiências em fóruns sobre DJ e afins.

Seguindo as dicas acima, você estará com 99% das ferramentas necessárias para detonar como DJ em qualquer tipo de evento.

E você, está montando seu laptop para DJ?

Abraço!

Uma dica extra do Rodrigo: Se você deseja aprender quais são os 4 passos para você começar a produzir música eletrônica do zero e sem dificuldades, recomendo que confira esse vídeo agora mesmo.

QUERO VER O VÍDEO