Vejo a maioria dos DJs usando MacBooks. Será que existe algum motivo especial pra que isso aconteça? Hoje eu trouxe algumas opiniões para nos ajudar a compreender se os Mac são bons mesmo! Vamos descobrir...

Opinião do DJ #01

Porque são muito bacanas. Os computadores Apple têm um design muito bom, e a maçã brilhante dá um toque muito agradável. Funciona muito bem para apresentações.

Na minha experiência, não há provas diretas para apoiar a afirmação de que os computadores da Apple são mais confiáveis ​​quando se trata de aplicativos que exigem recursos como o Traktor, Ableton, Serato, seja o que for.

Agora, se você deseja aprender mais a fundo sobre esse assunto, recomendo que você confira esse vídeo agora mesmo...


QUERO VER O VÍDEO

Todos esses funcionam sem problemas no Windows, você precisa apenas ter uma máquina decente e não carregá-la com toneladas de porcaria (o que é mais comum nos usuários do Windows do que os usuários de Mac, uma vez que a porcaria está muito mais disponível para o Windows do que o Mac).

As pessoas falam sobre confiabilidade com computadores Mac, como se isso fosse de alguma forma suportado por evidências. Não é. Nunca ouvi falar de um estudo realizado com DJs tocando ao vivo e os acidentes que lhes acontecem em shows. Essa seria uma ótima evidência que gostaria de ver.

Qualquer coisa diferente do que isso é apenas pessoas "pensando que * poderia * ser mais confiável porque a maioria dos usuários de Mac gosta de se gabar de que o Mac seja tão estável".

Na verdade, na minha experiência pessoal, notei exatamente o oposto dessa reivindicação de confiabilidade em favor dos Macs. Eu fiz alguns amigos do DJ migrarem para o Mac e ficaram impressionados com a forma como tudo é mais rápido e mais estável só para depois ficarem surpresos com algum inexplicável crash. Sim, Macs falham!

Um amigo meu, em um famoso evento de psytrance ao vivo, ficou surpreso com um crash em um grande festival, por causa de alguma merda com o adaptador de CA e a bateria do Mac.

Opinião do DJ #02

Não tenho nada contra os Macs, mas sempre fui um usuário do Windows e não tenho necessidade de migrar para o Mac para suprir as minhas necessidades de DJ. Eu tenho um notebook "fraco" de 11 polegadas que é mais que suficiente para executar o Traktor. Nunca houve uma única falha em mais de três anos usando isso. Mas o Mac parece legal atrás dos decks.

Eu gosto muito dos Macs, até porque o MacOS é baseado no Unix, um sistema extremamente confiável e estável. Uso Macs o dia todo e não tenho qualquer problema com o sistema operacional. É mais fácil dar algum problema físico do que o sistema falhar. O Windows por sua vez, demanda muitas formatações. Se os Macs fosse populares, o pessoal da assistência técnica teria que mudar de atividade.

Macs, eu recomendo!

Opinião do Editor do DJTuts

Eu, Rodrigo Marques recomendo os Macs, porém é verdade que alguns softwares podem dar crash em algumas condições específicas. Se você cuidar da refrigeração e usar software atualizados, poderá quase zerar a possibilidade de um problema. Uso Macs o dia inteiro e isso não trava, não é lento, e as ferramentas mais poderosas estão disponíveis para Mac, algumas até exclusivas dessa plataforma.

Pode comprar o seu Mac sem dó. 

 

Uma dica extra do Rodrigo: Se você deseja aprender quais são os 4 passos para você começar a produzir música eletrônica do zero e sem dificuldades, recomendo que confira esse vídeo agora mesmo.

QUERO VER O VÍDEO