software para dj

Se você está buscando programas para DJ profissional, vamos falar sobre um dos melhores, o Ableton Live. Descubra como ele pode ajudar você a se tornar um DJ investindo muito pouco. Continue lendo...

Como produtor musical há mais de 14 anos, estive testando diversos tipos de software para as diversas áreas do áudio. Um software que se destacou para o uso por DJs é o Ableton Live, por sua capacidade de produção e performance. Mesmo que você esteja buscando por alternativas, o Ableton Live deve ser o primeiro programa a ser considerado; certamente será o último.

Produzindo com o Ableton Live

Conhecido por sua beleza e flexibilidade no design da interface, o Ableton Live permite que novas ideias surjam em minutos, bastando apenas selecionar os ingredientes da música em suas presets de sintetizadores, instrumentos sampleados e kits de bateria. Se você prefere utilizar sons analógicos, sem problema! Com o Live você pode gravar o seu sintetizador favorito e adicionar novos efeitos rapidamente. Precisando de vocais? Basta configurar o seu hardware de áudio nas preferências do Live e gravar tudo sem esforço.

Se você precisa aumentar a sua biblioteca de sons e efeitos, isso é uma tarefa extremamente fácil com o Live. Para ampliar o poder o Live existe centenas de instrumentos, sintetizados e kits de bateria para escolher. Como se não bastasse, é possível encontrar programadores freelancers capazes de desenvolver pacotes de sons que supram todas as suas necessidades.

Usando o Ableton Live no Palco

Se você deseja tocar tracks ao vivo com o Live, não há sistema mais robusto e estável que esse. Existem várias formas de configurar o Live para usar em apresentações ao vivo. No caso dos DJs é possível criar um template específico para isso. Você pode fazer a mixagem das suas tracks e criar peças full-lenght, ou fragmentar essa track em vários canais, uma para cada instrumento, e assim mixar "on the fly", tendo uma mixagem suave entre um song e outro durante a performance.

APC40Se você for usar um laptop para mixagem, será necessário um hardware adicional, mas felizmente existem inúmeros controladores e mixers para DJ que funcionam perfeitamente com o Live. Com esse tipo de equipamento você controla os clips, o pan da mixagem, volume, cria layers de sons e aplica efeitos. Recentemente foi lançado um equipamento de controle chamado Akai APC40 que parece ser um dos melhores controladores para usar com o Ableton Live ( este foi desenvolvido com o auxilio do time da Ableton Live ).

A maioria dos mixers para DJ que funcionam no Live são desenhados para se comportar como um DJ mixer convencional, além de permitir que você monitore as tracks em seu headphone sem que a audiência ouça. Certamente você encontrará um controlador que mais lhe agrada.

Como esses complementos funcionam, você pode aprender em uma escola de DJ.

Estaremos falando mais sobre programas para DJ profissional aqui no site.

Abraço!